top of page

As qualidades da mente.

Atualizado: 18 de abr. de 2021

Entenda os Guna-s Tamas, Rajas, Sattva


Dukha é um sentimento de limitação que opera no nível mental que restringi nossas possibilidades

de agir e entender, ele surge de avidya, mas para entender dukha precisamos compreender os guna-s que são as três qualidades da mente descritas pelo yoga.


Tamas - É uma sensação mental de letargia e peso, nos sentimos lentos nas tomadas de decisões. Perde-se a capacidade de concentração, a mente torna-se caótica, começa então os sentimentos de desanimo e inércia.


Rajas - Essa qualidade adora uma agitação, está na hora de descansar e ela fica o tempo todo "não vá para casa, não está na hora de dormir, fica mais um pouco, vamos correr e dançar." É uma mente muito dinâmica, inquieta, consumista, procura sempre as vantagens e sempre duvida de tudo.


Sattva - É o estado mental onde não há peso e letargia, onde não há agitação e inquietude, é uma mente clara, serena e equilibrada.



As qualidades da mente são citadas no sutra 2.18 do Yoga Sutra. Tudo que é percebido pela mente e os sentidos compartilham três qualidades: inércia, atividade e clareza, estas variam em intensidade e grau, seus efeitos sobre nós variam. O que determina seus efeitos é a nossa capacidade de perceber a distinção entre o que é externo e o interno que você vê. Para alcançar sattva é preciso trilhar o caminho do yoga, o caminho do autoconhecimento.



Acalme sua mente através da meditação, Meditação Mantra Om, assista o vídeo abaixo.



Posts recentes

Ver tudo

Pranayama

bottom of page