top of page

Pranayama

Atualizado: 3 de mai. de 2020

O yoga quer devolver a mente a sua simplicidade.

Observe-se, observe sua respiração, faça isso durante um dia comum. O que acontece com a sua respiração quando o seu estado mental é agitado, estressado ou calmo? Qual é o ritmo dessa respiração, qual a amplitude?


Consciência e Prana

Quanto mais prana disperso fora do corpo mais agitado e confuso fica o Ser. Quanto pior a qualidade do prana maior a sensação de falta de energia, menos motivação, pode-se até deprimir e

ficar doente, isso provoca alteração na respiração. Quando o prana está dentro do corpo menos sensações, mais equilibrados estamos, mais calma está a respiração. Quando o prana está fora do corpo significa que não existe espaço para ele, existe lixo que não deveria estar lá. A pratica de pranayma diminuí esse lixo e concentra o prana dentro do corpo. A qualidade do prana tem tudo à ver com o estado mental, através do pranayama controla-se o fluxo da respiração e do prana. Prana e Purusha (consciência) andam juntos, quanto mais limpo, calmo e distribuído o prana, mais consciência e clareza mental terá o Ser.


Nossos Ventos

Aquilo que entra no corpo é prana-vayu, região do peito, o que sai do corpo é apana-vayu, apana se refere à região do abdômen inferior e a todas as suas funções. Apana é a parte do prana que tem a função de eliminação, precisamos dela como limpeza do lixo, mas se deixado em excesso ocupa lugar e impedi o crescimento de prana. O objetivo é reduzir apana a um mínimo eficiente. Durante a inspiração levamos o prana em direção a apana, durante a expiração levamos apana em direção a prana. As retenções na inspiração e na expiração tem o mesmo movimento.


Nosso Fogo

Agni, chama, fica situado próximo ao umbigo entre prana-vayu e apana-vayu. Essa chama se movimenta em várias direções, na inspiração o ar move-se para baixo levando junto agni, o fluxo vai em direção ao ventre, prana queima apana, na expiração o ar move-se para cima trazendo o resíduo da queima de apana. Um pranayama onde a expiração é duas vezes maior do que a inspiração objetiva libertar o corpo dos seus bloqueios. Nas posturas invertidas o agni é direcionado ao apana, por isso as invertidas tem efeitos desintoxicantes e esses são intensificados quando combinados com pranayamas. Ao se liberar os resíduos de apana cria-se espaço para o prana no corpo.


Pranayama

Prana significa energia. Prana e consciência estão em constante contato entre si, no yoga quando a respiração é calma, o prana é calmo e a mente está calma.

Yama é o armazenamento e distribuição dessa energia.

Pranayama é o elo que liga o organismo biológico a sua dimensão espiritual. A intenção ao praticar pranayama é acalmar a mente e lhe dar um foco, geralmente a meditação.


Artigos relacionados.

Quer fazer uma prática restaurativa com pranayama e meditação?

Clique aqui, o vídeo explicadinho, simples e fácil de acompanhar.


Quer saber mais sobre Purusha, consciência e dualidade, maya e avidya leia o artigo:


Referência: Desikachar, T.K.V. - O coração do yoga: Desenvolvendo a prática pessoak.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page