Upanishads
- Rosine Mello
- 18 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a filosofia do hinduísmo. A tradução literal de Upanishad é "sentando perto devotamente", este é um diálogo entre mestre e discípulo que falam sobre a compreensão da alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a verdade absoluta (Brahman). Os estudiosos divergem sobre a data em que foram escritos, as estimativas vão dos séculos XVI a VII a.C. A maioria concorda que muitos dos Upanishads mais antigos foram escritos antes do tempo de Buda.

O que são os Vedas?
É a mais antiga escritura da Índia e a mais importante, os hindus ortodoxos reconhecem neles a origem de sua fé. Os Vedas são em número de quatro: o Rig, o Sama, o Yajur e o Atharva. Cada um deles está dividido em duas partes: Trabalho e Conhecimento. A primeira é composta principalmente de hinos, instruções com relação aos rituais e às cerimônias, e regras de conduta. A segunda diz respeito ao conhecimento de Deus, o aspecto mais elevado da verdade religiosa, e é denominada Upanishads.
Quem escreveu os Vedas?
Não se sabe quem escreveu os Vedas, muitos tentaram descobrir. O filósofo Shankara foi quem compilou os 10 mais importantes e acrescentou comentários que até hoje influenciam a cultura hindu
.
Upanishads
Dos 108 que foram preservados, 16 foram reconhecidos por Shankara. Os Upanishads também são chamados de Vedanta e reúnem os ensinamentos mais importantes, eles tratam de filosofia e meditação e são considerados a essência do pensamento hindu. Os Upanishads e o Mahabharata se completam: os primeiros têm uma conotação filosófica e o segundo, uma importância cultural.
Referências:
Comentarios