• Rosine Mello

Upanishads

Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a filosofia do hinduísmo. A tradução literal de Upanishad é "sentando perto devotamente", este é um diálogo entre mestre e discípulo que falam sobre a compreensão da alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a verdade absoluta (Brahman). Os estudiosos divergem sobre a data em que foram escritos, as estimativas vão dos séculos XVI a VII a.C. A maioria concorda que muitos dos Upanishads mais antigos foram escritos antes do tempo de Buda.



O que são os Vedas?


É a mais antiga escritura da Índia e a mais importante, os hindus ortodoxos reconhecem neles a origem de sua fé. Os Vedas são em número de quatro: o Rig, o Sama, o Yajur e o Atharva. Cada um deles está dividido em duas partes: Trabalho e Conhecimento. A primeira é composta principalmente de hinos, instruções com relação aos rituais e às cerimônias, e regras de conduta. A segunda diz respeito ao conhecimento de Deus, o aspecto mais elevado da verdade religiosa, e é denominada Upanishads.


Quem escreveu os Vedas?


Não se sabe quem escreveu os Vedas, muitos tentaram descobrir. O filósofo Shankara foi quem compilou os 10 mais importantes e acrescentou comentários que até hoje influenciam a cultura hindu

.

Upanishads


Dos 108 que foram preservados, 16 foram reconhecidos por Shankara. Os Upanishads também são chamados de Vedanta e reúnem os ensinamentos mais importantes, eles tratam de filosofia e meditação e são considerados a essência do pensamento hindu. Os Upanishads e o Mahabharata se completam: os primeiros têm uma conotação filosófica e o segundo, uma importância cultural.


Referências:

https://super.abril.com.br/comportamento/upanishads/

https://estudantedavedanta.net/Os-Upanishads.pdf


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Cel: (21)996959360

Rio de Janeiro - Brasil

©2020 por Rosine Mello - Yoga. Criado com Wix.com