top of page

Office Yoga - Yoga na Empresa

Atualizado: 2 de ago. de 2020


Yoga? O que é?


Yoga é uma disciplina antiga, originária da Índia, é uma filosofia de vida que envolve o corpo, a mente e o espírito, um caminho de autoconhecimento que traz harmonia consigo mesmo, com suas relações mais próximas, com seu ambiente e com o universo.


O yoga se popularizou no ocidente à partir do século XX, ficou muito conhecido pela prática física (asanas ou posturas psicofísicas). São mais de 300 milhões de adeptos no mundo, no Brasil, em 2011,

eram 500 mil adeptos, é uma prática que cresce cada vez mais.

Os adeptos do yoga respeitam o meio ambiente, são altamente empáticos, apoiam o consumo consciente, se alimentam de forma correta, adoram conviver com a natureza e dão valor as empresas com práticas verdes, esses princípios vem do Yoga Sutra.



Benefícios da prática de yoga na empresa.


Quando a respiração está agitada, a mente está agitada. Quando a respiração está calma, a mente está calma. Tra Hatha Yoga Pradîpikâ II

Os funcionários passam muitas horas por dia sentados em suas mesas e são frequentemente submetidos a ritmos intensos de trabalho. Quando a ansiedade aumenta, a respiração acelera e a freqüência cardíaca aumenta, aprender a controlar a respiração e relaxar permite que a mente acalme, o yoga tem técnicas de respiração que aliviam o stress, dessa maneira, os funcionários aprendem a agir com mais calma e confiança, sentem-se menos impressionados com as emoções.


Outra vantagem da prática de yoga é a melhoria da boa convivência, da boa vontade, da gentileza em relação a si e aos outros, o resultado é o espírito coletividade fortalecido em lugares onde é natural a competição e a performance.


Os colaboradores sentem uma verdadeira sensação de relaxamento após as aulas de yoga, permitindo que se concentrem de maneira mais eficaz em suas tarefas. Fisicamente também há benéfico, especialmente quando se está sentado à frente de um computador o dia todo. A equipe começa a prestar mais atenção às suas posturas e se tornam mais conscientes das possíveis tensões alojadas em seu corpo.


Oferecer Yoga no ambiente de trabalho é uma forma de mostrar aos funcionários que a empresa tem uma atenção especial ao seu bem-estar e qualidade de vida no trabalho, além do que torna a marca mais conhecida entre os praticantes.

"O yoga, no mundo do trabalho, ajuda principalmente a aliviar o estresse dos funcionários".






A prática do yoga traz benefícios físicos e psicológicos entre elas:

  • Melhora a concentração, as habilidades de tomada de decisão e capacidade de realizar múltiplas tarefas;

  • Reduz o número de licenças médicas de várias doenças relacionadas com o stress;

  • Incrementa a produtividade, a atenção e aperfeiçoa a capacidade de reagir com mais calma em situações de decisão ou pressão;

  • Alivia as dores de cabeça, pescoço e nas costas, pois induz a consciência postural. Reduz a possibilidade de lesões relacionadas ao trabalho de movimento repetitivo;

  • Proporciona um melhor atendimento ao cliente;

  • Propicia uma melhora na atitude pessoal e amplia as perspectivas;

  • Promove harmonia no local de trabalho.


O Brasil e a saúde do trabalhador.


No Brasil a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora enfatiza a vigilância em saúde do trabalhador, com o objetivo da promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores através da prevenção e diminuição dos riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, com de medidas de fiscalização e promoção de eventos técnicos.


O Office Yoga atinge estes objetivos, mas nada substitui uma gestão de pessoas racional e justa.



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page