• Rosine Mello

Treinamento Físico e Yoga

Atualizado: Fev 26

Yoga como coadjuvante no alcance de índices e objetivos.



Quando se está treinando, seja por objetivos pessoais ou para atingir índices em competições é indispensável estar equilibrado. Muitas vezes fazemos e refazemos planilhas de treino, rotinas e nossos objetivos não são atingidos. Por que?  As pessoas, em geral, não se preocupam em procurar formas alternativas para conseguir um melhor resultado no treinamento, as vezes é necessário sair do convencional . O yoga pode melhorar

muito o desempenho físico e emocional. Estudos científicos comprovam que a prática regular do yoga, reduz o stress, reduz a ansiedade, incrementa a capacidade pulmonar, aumenta a concentração, acalma a mente, ensina a viver no presente, traz equilíbrio energético, conecta o ser humano a essência do SER e é facilitador do autoconhecimento. 

O corpo energético segundo o yoga.


O ser humano possui uma camada física (corpo denso) e várias camadas energéticas (corpos sutis), a experiência física e emocional se refletem nas camadas energéticas. As camadas energéticas estão diretamente ligadas aos chakras, vórtices energéticos, e os principais para o yoga são 7 que se localizam ao longo da coluna vertebral. A coluna possui três canais energéticos (nadis), ida (energia lunar ou feminina), pingala (energia solar ou masculina) e sushumna.

Como já foi dito, o que se experiência na camada física é refletido nas camadas energéticas e dessa forma são criadas as couraças, defesas. Essas couraças provocam desequilíbrios energéticos que se refletem no corpo humano como nós musculares, dores, doenças, debilidade emocional e muitas outras formas.


Como o Yoga equilibra o corpo denso e os sutis?


Os asanas são as posturas físicas do yoga, quando trabalhamos os alinhamentos nos asanas, acessamos o Annamaya Kosha (corpo de alimento), que é o invólucro dos outros quatro corpos, desintoxica-se. Ao realizamos os asanas, respiramos (prana), ou mesmo em aulas especiais de respiração, praticamos pranayamas (exercícios respiratórios), acessamos então o Pranamaya Kosha, corpo de força vital ou energético e incrementamos a sua qualidade. Na quietude e permanência do asana ativamos o Manomaya Kosha, corpo mental, reduzimos as flutuações mentais . O Vijnanamaya Kosha, corpo intelectual, é acessado quando se consegue atingir o espírito do asana, adquirimos conhecimento. O Anandamaya Kosha, corpo estático ou espiritual, é o núcleo radiante onde o amor incondicional e a comunhão com a vida surgem, através dele entramos em contato com a essência do SER.

A prática dos asanas, pranayamas e meditação leva o praticante ao equilíbrio físico e emocional, pois o fortalecimento do corpo sutil desmancha as couraças e proporciona autoconhecimento. O yoga tem a capacidade de criar espaço para o novo, no corpo e na mente, pois o praticante aprende a viver no presente. Quando se está no tapetinho e o trabalho só depende do praticante e o praticante começa a ver-se sem as interferências e estímulos externos tudo muda, pois praticando tem-se contato com tudo que é fácil e tudo que é difícil, não se pode dizer que houve qualquer interferência pois era o praticante com a sua mente, sua respiração, seu coração e o seu corpo. É o praticante vivenciando o momento presente. Inspira... expira... solta... entrega... desapega. É no equilíbrio do viver o presente, com a respiração, com a mente, com o corpo e a conexão com a essência do SER que se consegue o autoconhecimento que nos leva a atingir objetivos.   Então, quer melhorar? Quer atingir índices? Comece a praticar Yoga e mude toda a sua perspectiva. Entre em contato com a sua respiração, tenha consciência da respiração. Quem controla a respiração, controla o coração, quem controla a respiração controla a mente.

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