top of page

Yoga Restaurativo ameniza a exaustão mental.

Atualizado: 17 de dez. de 2023

Trabalho mental durante horas seguidas para resolver problemas complexos leva a exaustão.


Quem nunca se sentiu totalmente esgotado depois de um dia de trabalho em que esteve resolvendo problemas complexos ou um dia em que os problemas do dia a dia requereram mais da mente do que o normal. Estudos na universidade de francesa Sorbonne e um estudo conduzido pelo Paris Brain Institute descobriram que esta condição pode ser prejudicial a saúde mental.


Existe, no cérebro, um neurotransmissor excitatório, chamado glutamato, que afeta a ativação do córtex pré-frontal lateral. Este aminoácido é o responsável pelo desenvolvimento neural, aprendizado, pela plasticidade sináptica, pela memória. Em uma concentração ideal ele é só benefícios, mas quando em excesso se torna tóxico danificando as células do cérebro.

Após um dia de trabalho exaustivo o excesso de glutamato no cérebro desencadeia um mecanismo de regulação que torna a ativação do córtex pré-frontal lateral mais difícil de ocorrer. Assim o controle cognitivo passa a ser mais difícil de ser ativado após um dia de trabalho extenuante, e acaba desencadeando comportamentos de busca por prazer imediato, seja na compulsão alimentar, sexo ou compras desenfreadas.


O Yoga Restaurativo elimina o glutamato do cérebro.

Como o corpo elimina o glutamato.


O glutamato faz parte das substâncias que eliminadas durante o sono, relaxamento profundo.


Yoga Restaurativo e os estados do sono.

As posturas restaurativas do yoga que são feitas com o apoio de almofadas, almofadões, mantas, cadeiras... propiciam um estado de conforto e segurança. O foco na respiração traz ao cérebro maior fluxo sanguíneo e relaxamento, desta forma o cérebro passa a trabalhar com as ondas Theta que ajudam a sair do estado de estresse, baixa-se a frequência cerebral o corpo libera enzimas mais eficazes e poderosas de regeneração e recomposição dos tecidos e células.



Supta Badhakonasana com apoio no yoga restaurativo.
Supta Badhakonasana

A prática de yoga restaurativo leva o cérebro ao estado de relaxamento profundo, ondas Delta, acessada pelo seu cérebro quando você está naquele “sono de pedra” ou sono profundo, mas sem sonho. É quando o cérebro desliga todas as funções que não são necessárias para focar toda energia no corpo e regenerar o que ele precisa regenerar.


Estas são características restauradoras dos processos cognitivos para que o dia flua com maior leveza e comportamentos regulados cognitiva e emocionalmente.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page