top of page

Você quer emagrecer? O Yoga pode te ajudar.

A busca pelo emagrecimento saudável e sustentável é uma meta comum para muitas pessoas nos dias de hoje, se você está acima do peso, resolveu mudar o estilo de vida para uma vida mais saudável, porém procura por uma atividade que uma perda de peso, fortaleça a mente e traga a sensação de bem-estar geral, o yoga é uma opção.


O yoga é uma disciplina antiga originada na Índia, que combina exercícios físicos, técnicas de respiratórias, meditação e filosofia de vida. Embora seja amplamente reconhecido por seus benefícios para a saúde mental e o alívio do estresse, o yoga também pode ser uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso.


Os componentes do yoga e o emagrecimento


Brincando com posturas de yoga.

O principal componente físico do yoga para quem quer perder peso são os asanas. Asanas são posturas psicofísicas que promovem flexibilidade, alongamento, força e melhoram o equilíbrio. Os pranayamas também são um dos componentes da prática física, exercícios respiratórios, que além de proporcionar um aumento da capacidade pulmonar, acalma a mente e traz o foco mental para o presente. Os asanas, em especial as torções, flexões e extensões, estimulam e harmonizam as glândulas corporais facilitando o alcance dos níveis ideais de insulina, cortisol, colesterol LDL/HDL.


Yoga vai além do trabalho físico

O yoga além do trabalho físico traz um outro aspecto importante no processo de emagrecimento, o autoconhecimento, através deste pode-se alcançar uma melhor gestão do stress, da ansiedade, das emoções, já que estes são fatores que influenciam o ganho de peso, além de nortearem o tipo de alimentação, assim sendo as escolhas nas horas das refeições tornam-se mais saudáveis.

Outro componente do yoga que ajuda muito as pessoas com compulsão alimentar é a meditação. A meditação organiza a cognição, ajuda a manter a mente no momento presente, aumenta a conexão com as sensações corporais proporcionando uma melhor compreensão dos sinais físicos e emocionais de fome e saciedade evitando assim os excessos.


Relaxamento profundo e o processo de emagrecimento


Savasana

O estresse excessivo leva ao aumento do hormônio cortisol, que é produzido pelas glândulas suprarrenais, sendo um dos responsáveis pelo ganho de peso. Da mesma forma o aminoácido

glutamato, que é produzido no cérebro em excesso em caso de cansaço mental levando ao consumo alimentos gordurosos e produzindo a sensação de embotamento.  Estes têm o seu nível rebaixado no organismo toda vez que atingimos o relaxamento profundo alcançados através do savasana (postura do cadáver) unido ao trabalho de pranayamas. Além disso o yoga preconiza o contato com a natureza, pois o yoga não se resume a trabalho físico, é um estilo de vida. Estudos científicos demonstram que 20 min de convívio com um ambiente de “verde” abaixa os níveis de cortisol.


Linhas de yoga com trabalho físico mais vigoroso

O yoga em si não é um exercício aeróbico intenso como correr ou nadar, mas pode desempenhar um papel significativo no processo de perda de peso. As práticas mais dinâmicas e vigorosas, como o Vinyasa, o Power Yoga, Ashtanga podem elevar a frequência cardíaca e acelerar o metabolismo, garantindo a queima de calorias.


Não existe fórmula mágica


Cada pessoa é única, o processo de emagrecimento de uma geralmente não se encaixa no processo

Alimentação saudável

do outro. Para um processo de emagrecimento saudável é preciso uma equipe multidisciplinar, médico, psicólogo, nutricionista, professor de educação física e práticas regulares de yoga.

A prática regular do yoga traz uma relação mais amorosa com o seu corpo, com seus limites físicos e emocionais, é um complemento importante para um estilo de vida saudável, ajudando a alcançar o equilíbrio necessário para uma vida plena e saudável.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page