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Yoga - Saúde da próstata e períneo.

Atualizado: 23 de dez. de 2023

Como o yoga pode ajudar - Mula Bandha o fecho do soalho pélvico.

Andropausa

Além do câncer de próstata, existem outras doenças que atingem a saúde desta como a prostatite que afeta cerca de 50% dos homens, a maioria com menos de 50 anos; hipertrofia benigna da próstata que atinge metade dos homens com mais de 60 anos e 90% dos homens com mais de 85 anos. Essas condições da próstata causam dor e desconforto, micção frequente, bem como problemas urinários.






Durante a prática de yoga, para a saúde da próstata e do períneo, é importante fazer o Mula Bandha, que é o fecho do assoalho pélvico, especificamente do períneo e do ânus.

Mula Bandha

Para iniciar você deve fazer a contração dos esfíncteres do anus e da uretra, elevando o assoalho pélvico em direção ao centro do seu peito, plexo solar, e ao mesmo tempo levar o umbigo na direção da coluna, isto não é o Mula Bandha, mas ajuda a despertar a musculatura.


Para executar corretamente mula bandha, devemos levantar o diafragma pélvico, principalmente contraindo os músculos chamados levator ani. Este diafragma é a camada mais interna do assoalho pélvico, uma faixa de músculos que se estende da púbis ao cóccix e suporta a metade superior da vagina, o útero, a bexiga, a próstata e o reto. Além de apoiar todos esses órgãos, o diafragma pélvico também ajuda a regular o intestino. Seu fortalecimento previne a incontinência urinária, além de propiciar uma vida sexual prazerosa.


Pontos ativos no mula bhanda

Boa prática.



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