• Rosine Mello

Purvottanasana

Atualizado: Fev 25

Prática Física - Asana


O significado em sânscrito é “postura do alongamento intenso para o leste”, ou “ postura do alongamento intenso da parte anterior do corpo”. Purva =leste, uttana= “alongamento intenso”, asana=“postura”.


Quando direcionamos o corpo para o leste olhamos na mesma direção da rotação da terra, existem recomendações para que as práticas de autoconhecimento sejam realizadas com o corpo voltado para o leste, a parte frontal do corpo deve estar direcionada para este ponto cardeal.


Energiza e fortalece o corpo, para o ego é um desafio. Purvottanasana é a combinação entre força e espiritualidade. O peito exposto, simbolizando o leste, de onde o sol nasce diariamente, sustentado pela força de braços e pernas abre o coração para novas e grandes oportunidades.


Benefícios físicos:

Abre passivamente o peito e alonga a coluna, liberando os músculos psoas e alongando os flexores do quadril. Alonga e fortalece a musculatura do abdômen e do ventre.

Beneficia o sistema nervoso, é benéfico para o coração e pulmões.


Benefícios energéticos:

Ativa o chakra manipura (plexo solar), bem como o chakra sahasrara (coroa), aumentando a consciência superior e a vitalidade.


Contra indicações:

Evite esta postura se tiver alguma lesão ou dor no pulso, pescoço ou ombro.


Namastê

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo