• Rosine Mello

Atividade Física, TPM e Menstruação

Semana da Mulher

Não existe contra indicação para práticas de atividades físicas antes durante e após o período menstrual, muito pelo contrário, existe a recomendação de fazê-los, porém sempre é bom se observar para dosar a carga de forma que os sintomas destas fases não piorem.


Treino no Período de TPM

Este período vai do 14° ao 28° dias do ciclo onde ocorre a queda dos hormônios progesterona e estrógenos alguns sintomas podem existir como a queda de energia, dores nas mamas, irritabilidade, retenção de líquidos, dores de cabeça e prisão de ventre. Para a mulher que tem estes sintomas acentuados o melhor é que nos setes dias anteriores a menstruação façam atividades mais leves, alongamento e yoga. A atividade física libera endorfina e isso diminui o desconforto desta fase.


Treino no Período Menstrual

Não existe contra indicação de treino nesta fase, deve-se treinar normalmente pois a atividade física aumenta o nível de alguns neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar.


Quando Não se Deve Treinar

Depende da capacidade de tolerar as cólicas e desconfortos que aparecem no período da TPM e da menstruação e isso varia de mulher para mulher.

Para mulheres que sofrem com muitas cólicas, um fluxo menstrual mais intenso, uma queda de energia mais acentuada o melhor são atividades restaurativas ou atividades leves, não force a barra respeite seu organismo.

Para as que convivem bem com os sintomas e desconfortos, treino normal.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Cel: (21)996959360

Rio de Janeiro - Brasil

©2020 por Rosine Mello - Yoga. Criado com Wix.com